As obras do Aeroporto de Cumbica prosseguem em ritmo acelerado

As obras do Aeroporto de Cumbica prosseguem em ritmo acelerado Vista aéreas de Cumbica.

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), passa por reforma e modernização de sua infraestrutura. As obras, que incluem a terraplanagem do terceiro Terminal de Passageiros, revitalização e ampliação do Sistema de Pistas e a construção do Terminal Remoto (Fase 1), continuam em ritmo acelerado.

Apesar da grande movimentação no aeroporto, ao todo 1.053 trabalhadores e quase 400 equipamento de grande porte envolvidos, direto ou indiretamente, no andamento das melhorias do terminal, não houve nenhum impacto que seja relevante às operações de pouso e decolagem.

A maior parte da mão de obra é formada por trabalhadores locais, cerca de 60%.  Segundo o superintendente de Empreendimentos de Guarulhos, Otávio Henrique Almeida, a dimensão das tarefas desempenhadas determina amplo planejamento estratégico para não prejudicar o funcionamento do maior aeroporto do país.

 “Nosso grande desafio é conduzir essas obras com o aeroporto em funcionamento, sem prejudicar as operações, o que estamos conseguindo com sucesso”, destacou.

 Obras

 As obras de terraplanagem do terceiro Terminal começaram em agosto deste ano, com o orçamento de R$ 417 milhões. Esta é a principal obra em andamento em Guarulhos com prazo de término previsto de 18 meses.

O sistema de Pistas, com investimento previsto de R$ 54,05 milhões, vai passar por obras de revitalização de um trecho de maior extensão (de 3,7 mil metros), construção de uma interligação dessa via com uma saída rápida (denominada PR-FF) e o prolongamento da pista de taxiamento B (PR-B).

Para a realização da remoção da camada superior do pavimento, substituição e implantação de balizamento, recomposição da cobertura asfáltica e execução das ranhuras de segurança (grooving), a pista está parcialmente interditada.

Os trabalhos de terraplenagem e no Sistema de Pistas estão sendo realizados pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro, sob coordenação da Infraero.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para atender a grande demanda de passageiros da alta temporada, realiza a implantação de um Terminal Remoto, que será definitivo com uma área de 12.287 mil m² e capacidade de atender 5,5 milhões de passageiros ao ano.

O início das obras foi no mês de Julho e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. O novo Terminal Remoto contará, ainda, com um estacionamento com aproximadamente 600 vagas.

De acordo com o superintendente de Guarulhos, Antonio Montano, o novo setor de embarque e desembarque atenderá ao crescimento da demanda de usuários, que chegou a 16% nos primeiros meses de 2011. “Essa ação irá ampliar o grau de conforto dos nossos passageiros, que vão encontrar neste Terminal o elenco de serviços necessários durante a permanência“, destacou.

Lembrando que desde o último dia 31 de agosto o Aeroporto de Guarulhos conta com um Módulo Operacional com capacidade para um milhão de passageiros por ano, funcionando como sala de embarque e desembarque.


Publicado em: 28/09/2011

Fonte: Cumbica Portal de Serviços-www.aeroportoemguarulhos.com.br

Voltar

Leia outras notícias

/ tempo agora

Previsão Guarulhos
Guarulhos 22°C

/ câmbio

Compra Venda
Dólar Com. 2,2456 2,2466
Dólar Paral. 3,1050 3,1068
Euro (Dólar)
Euro (Real)

/ newsletter

Newsletter Cumbica
Assine nossa news e receba informações em seu e-mail.

/ eventos

Nenhum evento

/ enquete

Você concorda com a privatização dos aeroportos?

Votar | Ver resultado